Escolha uma Página

Uma das maiores dores do ser humano é não se sentir compreendido. Especialmente quando isso acontece em nossa família.

O sentimento de rejeição e o de vingança são muito fortes e a explosão de raiva pode trazer consequências gravíssimas – desde o isolamento dentro do quarto até a agressão física para com aqueles que mais amamos.

Em nosso dia a dia corremos tanto e temos tantos tipos de distrações, que encontramos dificuldades em ter uma comunicação saudável dentro de casa.

Dificilmente pessoas se sentam para conversar em casa sem ter a televisão ligada ou um ‘smartphone’ a mão competindo com a atenção e o diálogo que procuramos ter.

Muitos chegam tão cansados em casa que não tem a disposição de ouvir um ao outro. Assim muitos não se sentem valorizados em casa e buscam as suas tribos para conversar na internet.

Um dos nossos maiores medos é de falar de situações e problemas que aconteceram, que não queríamos que tivessem acontecido (nossos erros), mas que lamentavelmente aconteceram… com quem iremos falar, ser compreendidos e ajudados a superar se não for na família?

Os nossos maiores confidentes e auxiliadores estão dentro de casa. Mas será que poderemos compartilhar com eles as nossas dores, as dificuldades de superação dos problemas no trabalho, o sentimento de incapacidade diante dos desafios, as nossas tentações e sermos acolhidos e compreendidos?

Esses dias cheguei em casa e a netinha de quatro anos disse: eu chutei o rosto da minha irmãzinha. Em vez de brigar com ela perguntei: o que aconteceu para você chutar ela? Ela me diz: ela pegou o meu brinquedo. Então ela diz: Eu não sei o que acontece comigo… assim, pude ter uma conversa inusitada com ela.

Em vez de brigar, perguntar e ouvir! Permita aos seus familiares a falarem de suas lutas e dificuldades. Não julgue. Pergunte. Se interesse pelo que aconteceu. A conversa irá fluir de uma forma distinta e acolhedora.

A sua família é lugar de acolhimento. Onde podemos abrir o coração e nos reorientar. Famílias Fortes se esforçam para construir uma boa comunicação dentro de casa!