Escolha uma Página

No início do nosso casamento a Silvia e eu tínhamos a nossa dificuldade de relacionamento. Somos os dois de temperamento e opiniões fortes. Aliás, um dia meu irmão, antes do nosso casamento balançou a cabeça e em sua avaliação disse: isso não vai dar certo. Assim, a Silvia e eu tínhamos de trabalhar a nossa comunicação a fim de podermos consolidar o nosso relacionamento.

Um belo dia conversava com o Pastor Edson Barbosa e ele falou sobre a importância do casal tomar um tempo regular para sentar-se e conversar.  Neste dia ele falou bastante sobre a importância de uma boa comunicação na família. 

Ao chegar em casa conversei com a Silvia e estabelecemos uma prioridade em nosso planejamento: separar uma manhã da semana (de 2 a 3 horas) para conversar. 

Assim, no nosso dia de folga, ficamos sentados na sala conversando sobre os assuntos mais diversos de nosso trabalho, fazemos nosso planejamento da semana, do ano, de férias, etc. discutimos as dificuldades que temos. 

Esta manhã está estabelecida como prioridade para nós dois. Não aceitamos convites ou outras atividades a não ser que haja consenso mútuo.

Isto já dura mais de 30 anos e esta atitude consolidou nosso relacionamento e nos ajudou a superar os desafios de nossa vida. Não há nada como poder sentar-se juntos e conversar.

A comunicação é uma arte a ser aprendida. Todo esforço para aprender vale a pena, pois você vai colher o fruto de uma família forte.

Quero lhe incentivar a dar um passo de coragem: estabeleça o seu tempo de refeição como um tempo para compartilhar. 

Converse com sua família sobre o sentar à mesa da refeição (pelo menos uma vez por semana) e usar este tempo para conversar sobre assuntos de interesse comum. Evite discutir problemas. Divirta-se. Converse sobre as atividades de cada um, qual o desafio que está enfrentando, procure saber como sua família pensa sobre as próximas férias, etc.

Faça do seu tempo à mesa um tempo de conversa agradável ao ponto de ninguém querer sair da mesa para não perder a conversa. Isso é possível!