Imagine a seguinte figura: Um Pai se assenta ao chão e brinca com seus filhos. Ele fica ali por uma hora entregue a uma atividade simples – brincar com os brinquedos do seu filho. Este Pai está honrando seu filho com a sua presença e sua atenção. Você já considerou isso como honra?
O dicionário nos diz: “Honra é a consideração devida a uma pessoa que se distingue por seus dotes intelectuais, artísticos e morais.”.
Em nosso linguajar do dia a dia poderíamos dizer: ‘honra é valorizar, dar importância, dar o peso correto, considerar o valor de uma pessoa, digna de respeito’.
Muitos têm o costume de se levantar quando encontram uma pessoa importante na sociedade. Este é um resquício da cultura da honra, quando um professor entra na sala de aula e todos os alunos ficam em pé e em silencio até receber a permissão para sentar.
Ao olharmos para a Palavra de Deus, vamos encontrar nos dez mandamentos, o primeiro mandamento com uma promessa:
Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá
Êxodo 20.12.
No livro de Deuteronômio encontramos este texto da seguinte forma:
Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.
Deuteronômio 5.16.
A honra, portanto, se aprende em casa no relacionamento de pais e filhos. Quem não honra a seu pai e a sua mãe, dificilmente vai honrar seu professor, o seu líder no trabalho, muito menos o que governa uma cidade.
Interessante que a honra traz consigo duas promessas divinas: você será uma pessoa saudável e as coisas irão dar certo em sua vida.
Hoje lhe convido a praticar a honra com os seus pais e com as pessoas investidas de autoridade. Você verá que o seu Pai Celeste irá manifestar a bênção Dele em sua vida!