A falta de compromisso é uma das características da geração atual. Todos procuram o seu bem estar pessoal. Algumas vezes rimos com a expressão: “Todo mundo só está preocupado consigo mesmo, somente eu me preocupo comigo”.
Esta geração é conhecida como a “geração do instantâneo”. Temos muitas facilidades na vida, porém estas ‘facilidades’ trouxeram consigo uma consequência desagradável para a nossa maneira de conduzir a vida: a falta de compromisso. Queremos apenas ‘tocar num aplicativo’ para que as coisas aconteçam.
Podemos dizer também que fomos treinados a ‘descartar’ o que não nos agrada mais. Se enfrentarmos qualquer situação que não nos agrada, fechamos o ‘aplicativo’ e buscamos algo diferente.
A princípio não há nenhum problema nisso, porém gera em nossa ‘formatação mental’ o descarte e não a busca de superação.
O que nos faz agir da mesma forma com os nossos relacionamentos familiares! Esta postura “do descartável” traz um fruto amargo consigo: a falta de compromisso com a família.
Você deve saber de como é fácil se divorciar. Se não me agrada mais, eu descarto aquele(a) a quem jurei amor eterno.
De 0 a 10 – qual é o seu compromisso com a sua família – com seu cônjuge, com seus filhos, com seus pais?
Se não tomarmos uma atitude hoje estaremos chorando as nossas mágoas daqui a pouco, daqui a um ou dez anos. Estaremos na mesma situação ou ainda piores? Ou teremos uma família com um compromisso forte?