Escolha uma Página

Você já parou para apreciar a sua família? Será que você consegue parar um minuto para olhar para seu filho e entender o valor dele?

O apreciar fala de valorizar, estimar, admirar, gostar, ser gentil e atencioso. Para conseguir apreciar eu vou precisar ‘dar aquela paradinha’, olhar e ver o valor da minha família, do meu cônjuge, do meu filho, da minha filha.

Todo o dia acontece um espetáculo, para aqueles que gostam de levantar cedo, a aurora; e para aqueles que gostam do final da tarde, o pôr do sol. Tem para os dois.

Se eu quero apreciar a aurora ou o pôr do sol eu preciso simplesmente, por alguns instantes, levantar os meus olhos e apreciar a pintura que está sendo desenhada vividamente diante dos meus olhos.

Por alguns instantes eu valorizo e admiro o que me é dado gratuitamente. Quando você fizer isso, vai perceber o bem que lhe vai fazer!

Podemos pensar na palavra apreço, como ‘aquilo que não tem preço’! Existem coisas que o dinheiro não consegue comprar. Não conseguimos comprar um abraço sincero, uma palavra de afirmação vinda com carinho, um ouvido que nos ouve com atenção. Não há preço no olhar amoroso e cheio de gratidão de um filho.

O apreciar também está ligado à identidade – o valor da pessoa em si, não pelo que ela faz ou deixa de fazer. Minha filha não precisa se esforçar e fazer tudo certo, para ser minha filha. Ela é minha filha e eu a amo, não por fazer todas as coisas certinhas e que me agradam. Ela é minha filha e por isso, simplesmente por isso, eu a amo.

Combinamos como família, que ao sair de casa e ao voltar para casa, nos damos um beijo na face. Isto virou um costume, ‘uma cultura’, em nossa casa. Não saímos de casa sem falar com ninguém e nem chegamos a casa e vamos direto para o quarto sem falar com alguém.

Ao sair de casa dou um beijo na minha esposa e declaro uma palavra de carinho a ela. Ao voltar para casa lhe dou um beijo, um abraço e expresso um pouco de carinho. Isso não tem preço!

Agora, não basta sentir o apreço por minha família – preciso expressá-lo. O apreço precisa ser demonstrado em palavras, em ações um a favor do outro. O apreço precisa de vida e a vida que dou ao que senti é o que expresso aos meus familiares.

Expresse o que não tem preço! Você terá uma família forte.