Conta-se a história de uma cidade na Itália que era conhecida por seus potes de barro. Muitas vezes estes potes rachavam e os produtores colocavam cera no lugar das rachaduras e assim conseguiam maquiar a fragilidade dos potes.
Alguns produtores em suas estratégias de venda começaram a falar de seus potes como sendo potes “sem cera” e assim surgiu a palavra sinceridade, falando de algo puro, inteiro e não maquiado.
Assim o apreço, nosso abraço, nossa palavra de elogio, precisa ser expresso com um sentimento verdadeiro, com sinceridade e não mecanicamente ou simplesmente para obter algum favor.
O seu familiar vai perceber facilmente se a sua expressão de apreço é sincera ou não.
O afeto é um elemento importantíssimo no desenvolvimento do ser humano. Não podemos dar valor apenas ao desenvolvimento da razão e da capacidade intelectual de nossos filhos; nem podemos pensar apenas na estrutura física deles. Somos seres afetivos e precisamos deles para ser saudáveis.
Na família temos a oportunidade de expressar a nossa afeição um pelo outro de forma sincera e saudável. A família é o lugar de nos expressarmos como apreciamos um ao outro e de fazê-lo com afetividade.
Nestes dias a nossa filha mais velha teve a sua primeira filha. Quando temos um bebe em nossas mãos é muito natural expressar a nossa afeição, não é?
Falamos com muita liberdade palavras de apreciação e de carinho. Nesta fase fazemos isso com muita naturalidade e é o que eles realmente precisam.
Esta demonstração de apreço com afeição vai mudando com o tempo, mas ela nunca pode parar, pois a falta dele nos adoece e adoece os nossos relacionamentos.