Escolha uma Página

A ORGANIZAÇÃO DO NOSSO TEMPO: Espontaneidade x Estruturação

Observo sempre a GUERRA entre a estruturação e a espontaneidade. Aparentemente as pessoas consideram as duas experiencias de vidas como concorrentes entre si.

Pensamos que os dois são opostos e excludentes. Estamos em vários sistemas de trabalho e estudo e todos têm a sua organização e quando chegamos em casa queremos sim, fugir de toda e qualquer estrutura. 

Creio que a organização e a espontaneidade podem se complementar e potencializar um ao outro!

O excelente exemplo

OBSERVE UM MÚSICO! A música é muito bem estruturada com melodia, harmonia e ritmos. Todo instrumento tem a sua ordem e estrutura. Quando um músico administra bem a estrutura musical ele fica livre para ser criativo e espontâneo. 

Quando os dois se potencializam – o usufruímos as mais belas músicas… Agora pense na estrutura dada ao futebol, ao computador, ao automóvel. 

Quando administramos bem as estruturas, seremos tremendamente hábeis na espontaneidade.

Isso se aplica à vida familiar! Precisamos ter as nossas estruturas familiares para conseguir estabelecer tempos de qualidade e nestes ‘tempos’ usufruir a companhia uns dos outros.

Uma experiencia de família

A família da minha esposa vive em cidades e nações diferentes. O nosso contato acontece hoje via WhatsApp. Assim, não temos tempo de convivência regular uns com os outros. Trabalhamos em áreas distintas e temos interesses distintos.

Conversar e sonhamos como a família sobre o que poderíamos fazer nas próximas férias. Trocamos informações durante meses do que poderíamos estar fazendo. 

Isso fortaleceu o nosso interesse na conversa e no propósito que tínhamos em conjunto.

Após longas conversas, planejamos nossos encontros anuais (estruturamos) e depois que temos aqueles dias juntos somos criativos em passeios e conversas, jogos de mesa e uma roda de chimarrão ou tereré.

Fica a dica de hoje: estruture bem a sua família e depois seja espontâneo nas atividades que vocês planejam juntos sendo flexível nos ajustes que sempre precisam acontecer.