Estes dias são dias de revisar os planejamentos e avaliar como estamos caminhando em nossa vida profissional. A agenda do ano é construída e muitas conversas estão em andamento.
Permita-me lhe incentivar a separar uma hora para sentar com sua família e planejar juntos o que se espera deste ano (talvez seja bom separar em dois períodos ou deixar a conversa aberta durante uma semana). Podemos nos assentar na sala e fazer a “tempestade de ideias” com perguntas como:
* O que vamos fazer juntos neste ano?
* O que podemos melhorar em nosso lar?
* O que precisamos arrumar ou comprar para melhorar a nossa qualidade de vida como família?
* O que cada um está precisando?
* Quando e como vamos fazer nossas férias?
* Outras…
Permita que todos falem e procure não repreender ninguém por seus desejos e vontades. “Viaje” junto com os sonhos e ideias, mesmo que sejam absurdas. Deixe este momento ser bem descontraído e cheio de risadas.
Depois de anotar as diferentes ‘ideias e pedidos’ selecione algo em torno de 12 itens – os mais importantes. Agora você pode colocar os itens em ordem de prioridade: dentre estas 12 coisas, qual é o mais importante e necessário para a nossa família?
Agora você encontrou a sua prioridade nr 1! Parabéns. A pergunta agora é: como vamos conseguir alcançar isso? Quem pode cuidar disso? Quais são os passos que precisamos tomar? Isto pode gerar um sinergismo muito forte em sua família!
Um passo muito significativo para sua família seria parar por uns instantes e fazer uma oração pedindo o favor de Deus para que a família alcance estes itens.
Planejar em família é algo desafiador e muito prazeroso quando feito com leveza e alegria. Talvez aquele “tênis” tão desejado do filho esteja no nr 8. Isto poderá lhe ajudar a exercitar a paciência e a contribuição para a conquista dos outros 7 itens.
Quando podemos nos reunir ao redor de nossa mesa e conversar?