Certo pai colocou seu filho pequeno em cima de um balcão e lhe disse: pule meu filho, pule, papai vai lhe pegar! O filho ficou hesitante, mas confiou na palavra do seu pai e pulou. O pai deu um passo para o lado e deixou o filho cair no chão. O filho reclamou do pai, mas o pai lhe disse: isso é para você aprender que na vida não se deve confiar em ninguém.
Esta estória conta-se muitas vezes como piada e denota como as pessoas pensam. Como alguém disse: o humor é um buraco pelo qual a verdade assovia. Muitos brincam, mas agem assim dentro de suas famílias.
Creio que a família é o lugar de aprender a confiar. Quando isso não acontece, as pessoas lutam com autoestima baixa; lutam com dificuldade de autoconfiança para conquistar o que precisam; não tem sonhos para a vida, pois não tem projetos e se sentem incapazes de conquistar algo.
Sem a atitude de confiança ficamos a mercê de situações e de sentimentos confusos. A insegurança toma conta dos relacionamentos e não temos o nosso ‘porto seguro’.
A família é o lugar de gerar a confiança. Desde o nascimento da criança os pais envolvem seus filhos com carinho e atenção. Esta atitude dos pais precisa se manter e se desenvolver na medida em que a criança cresce.
Um casal de amigos estava com dificuldade com sua filha, que vinha à noite à cama do casal, eles a levam de volta, então ele molhava a cama e o casal no final ficava com a filha na cama de casal. Eles foram orientados a tomar uns 15 minutos por dia para conversar como casal no sofá, diante dos filhos, porém os filhos não podiam interromper a conversa dos pais. Eles praticaram o que lhes foi orientado e em apenas dois dias (incrível?) esta situação foi resolvida com a filha. O que aconteceu? A criança se sentiu segura vendo os seus pais conversando e a sua história mudou!
Prezado leitor! Podemos ser como aquele Pai, que ensina o seu filho a não confiar. O resultado está ai ao nosso redor. Mas, podemos ser pais que desenvolvem a confiança na vida familiar. Quero lhe incentivar hoje a gerar a confiança no ceio de sua família. Vale a pena – você colherá frutos tremendos.