“A família é a célula mãe de uma sociedade”. Esta declaração tem estado presente em diálogos e debates sobre a saúde de uma nação. Tudo começa na família.
Creio, pessoalmente, que a nação brasileira hoje é sustentada por suas famílias fortes. Temos muitas famílias brasileiras saudáveis em seus relacionamentos. Porém, estas famílias são silenciosas e não estão na mídia e nem procuram se promover. Elas buscam viver de forma saudável a sua convivência familiar.
O que difere uma família de outra família é a sua atitude. Como em qualquer outra área profissional ou particular, sempre a atitude irá fazer a diferença. Não penso que exista uma ‘família perfeita’, mas creio que temos famílias que buscam ter atitudes para a saúde de seus relacionamentos.
A vida acontece quando ‘buscamos’. Quando o ser humano deixa de ‘buscar’ ele começa a morrer. O profissional que deixa de buscar o seu aprimoramento, começa a ‘parar no tempo’. A busca faz parte da vida como o respirar para o nosso pulmão.
Lemos nas Sagradas Escrituras: “Buscai-me, e vivei.” (Amós 5.4b). Aqui temos o nosso Deus nos chamando para buscá-lo. Buscar no sentido ‘de recorrer a, procurar com cuidado, inquirir, requerer, investigar, inquirir’. Ao fazer isso, a promessa é de que iremos viver.
Famílias fortes tem a atitude de buscar. Buscar juntos a Deus. Buscar em conjunto as soluções. Buscar o diálogo um com o outro. Buscar servir nas necessidades que o outro tenha. Buscar entendimento nos questionamentos do outro.
Prezado leitor! A sua família é ‘show’! Certamente não conheço o seu contexto e sua história. Mas, tenho certeza de que onde há uma atitude de ‘buscar’, haverá uma família que vai vencer qualquer dificuldade ou limitação. Vamos promover em nossas famílias atitudes saudáveis de buscar as soluções necessárias para que seja forte e inabalável.