Você já deu água a uma flor que estava começando a murchar? Depois de dar a água, em pouco tempo, ela vai reagir e vai mostrar novamente a sua beleza.
Falar um com o outro de forma a apreciar o valor de cada um é como dar água a uma flor. O ambiente da casa começa a mudar e a consideração de uns para com os outros se torna cada vez mais intensa.
Comece você a falar sobre as coisas agradáveis e preciosas que você vê em sua família. Você vai disparar o ‘efeito dominó’ na sua família. Incentive cada um a falar das coisas boas na família.
Da próxima vez que você estiver sentado à mesa ou na sala de estar com sua família, incentive os seus familiares a falarem da qualidade que apreciam um no outro.
Por exemplo, fale de uma qualidade de que você gosta na pessoa da sua direita! Dê o exemplo e comece você a falar da qualidade dela.
No começo pode ser um pouco constrangedor pela falta de costume e às vezes pode até surgir uma brincadeira de mau gosto, mas supere isso com um elogio seu para com aquela pessoa.
Seria muito bom para a mãe ouvir de seus filhos que são gratos pela roupa lavada e passada.
Seria muito bom o pai escutar da gratidão da família pelos recursos financeiros que a família usufrui.
Seria muito bom agradecer aos filhos pelo carinho que recebemos deles.
Ao expressar a gratidão e falar do reconhecimento mutuo estamos trazendo saúde e vida para nossa família – sim estamos estabelecendo Famílias Fortes!